novo

   (11) 2081-0384  /  (11) 2081-0385  /  (11) 2081-0386  /  (11) 2601-2767
Skype Me™!mundo.mystiko.01    Skype Me™!mundo.mystiko.02    Skype Me™!mundo.mystiko.03

Pagina Inicial   |    Como Fazer a Consulta   |    Nossos Produtos   |    Confirmação de Pagamento   |    Fale Conosco   |    Mapa  Site

    mm

(11) 2081-0384

Skype Me™! Skype Me™! Skype Me™!

  Acupuntura
  Alquimia
  Amuletos
  Anjos
  Aromaterapia
  Astrologia
  Aura
  Banho de Ervas
  Baralho Cigano
  Blog
  Budismo
  Candomblé
  Cartomancia
  Chakras
 Compatibilidade Signos
  Cores das Velas
  Cristais
  Cristianismo
  Cromoterapia
  Dia do Nascimento
  Downloads
  E-mail Gratuito
  Esoterismo
  Espiritismo
  Espiritualismo
  Fitoterapia
  Fadas
  Feng Shui
  Florais
  Gnose
  Grafologia
  Hermetismo
  Hinduísmo
  Hipnose
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  I Ching
  Iniciais dos Nomes
  Iridologia
  Islamismo
  Judaísmo
  Kabalah
  Kardecismo
  Maçonaria
  Magia
  Mandala
  Mantras
  Massoterapia
  Meditação
  Mensagens
  Misticismo
  Músicas
  Neurolinguistica
  Numerologia
  Ocultismo
  Orixás
  Parapsicologia
  Promoções
  Quimbanda
  Quiromancia
  Quiropraxia
  Reflexologia
  Regressão
  Reiki
  Rosacruz
  Runas
  Santos do Dia
  Shiatsu
  Simpatias
  Trabalhe Conosco
  Taoismo
  Tarot
  Teosofia
  Testes
   Umbanda
  Vidas Passadas
  Wicca
  Xamanismo
  Yoga
  Zoroastrismo

Santos do Mês de Setembro

...   

 
...   

1° de setembro  -  Santo Egídio

Egídio é muito querido e estimado entre os franciscanos, embora não seja da Ordem. Temos vários santos com este nome mas este em especial é o amigo de São Francisco. Santo Egídio nasceu na França, foi muito popular e teve um papel importante na época em que viveu.

 

Egidio era eremita e vivia em um bosque; era alimentado por uma corça, que todos os dias lhe trazia leite. O rei em uma de suas caçadas, ao flechar a presa que perseguia, não percebeu que o animal amedrontado estava aos pés do eremita. A flecha feriu Egídio, mesmo que levemente. Arrependido, o rei tornou-se amigo do santo, e doou-lhe as terras onde se localizava o bosque. Foi nestas terras que Egídio instaurou a sua morada, fundando uma ativa comunidade religiosa.

 

Dois episódios importantes de sua vida estão ilustrados em dois vitrais e em uma escultura no portal da catedral de Chartres: são a celebração de uma missa e a confissão de um pecado de Carlos Magno ao santo. O seu túmulo é venerado em uma abadia da região de Nimes, que remonta à época merovíngia,  período em que viveu.

 

Oração

Deus todo-poderoso e bom, de quem tudo provém, infundi em nós a vossa graça para que saibamos amar nossos irmãos de coração aberto e generoso. Nós vos louvamos e vos agradecemos, Senhor Nosso. Amém.

 

Santo Egídio, rogai por nós.

 

 

02 de setembro  -  Santa Dorotéia

Nascida na cidade de Cesáreia, na Capadócia (atual Turquia), teve um ensino muito virtuoso, vivendo em oração e jejum após o martírio que seus pais sofreram. A então jovem Dorotéia era dotada de extrema doçura, humildade, prudência, entre tantas outras virtudes.

 

Devota e defensora da religião cristã, foi perseguida pelo governador Fabrício, que estava banindo qualquer foco de cristianismo de seu território. Intimada por ele, Dorotéia foi forçada a renunciar à sua devoção em Cristo. Mas essa tentativa foi inútil e a santa não aceitou a ordem que lhe foi imposta. Foi então martirizada penosamente ma não se importou com os açoites, pois acreditava que com sua morte encontraria mais rapidamente Jesus.

 

Por fim o governador decretou a sua morte. Na saída do pretório, às vésperas da sua decapitação, ao mirar a multidão que a assistia, pediu a um garoto de tenra idade que entregasse ao advogado do governo, Teófilo, o lenço que usou para enxugar o rosto. O menino assim o fez e Teófilo, recebendo-o começou a louvar a Deus. Não tardou e ele também foi intimado a se esclarecer perante o tribunal.  Disse então aos juízes:  as divindades do reino são vãs; desprezo-os e creio em Deus ’’. Como Dorotéia, Teófilo foi executado em praça pública.

 

A conversão do advogado do Governo foi fonte inspiradora para literatos medievais, que representam os dois mártires com muita beleza e devoção. Particularmente, Dorotéia é representada como a santa das flores e faz parte da florescência de jovens que perfumaram o cristianismo primitivo.

 

Oração

Louvado sejas, Deus e Criador nosso: chamaste-nos à vida e nos redimistes em Cristo, vosso Filho. Ajudai-nos a vos servir carregando a cruz como instrumento de salvação e libertação. Amém .

 

Santa Dorotéia, rogai por nós.

 

 

03 de setembro  -  S. Gregório Magno

A memória do papa Gregório Magno é muita importância, pois os acontecimentos que ocorreram em sua vida demonstram a sua capacidade excepcional de governar com sabedoria, justiça, mansidão, iniciativa e tolerância. Foi e continua sendo admirado não só por membros do corpo eclesiástico, mas também por historiadores ou por aqueles que conhecem o seu trajeto de vida.

 

Quando seu pai Jordão morreu, Gregório, ainda muito jovem, já era prefeito de Roma. Vindo de família nobre e admirador de são Bento e santo Agostinho, decidiu vender seus bens e aplicar o dinheiro na construção de mais mosteiros, na própria Roma e na Sicília.

 

Depois de muita relutância, são Gregório acabou aceitando o convite para o pontificado.

 

Em seus quatorze anos como pontífice instituiu importantíssimas benfeitorias à Igreja,  como: a organização da defesa de Roma, que estava ameaçada por Aginulfo; a administração dos bens públicos com equidade; favoreceu o progresso dos colonos, eliminando todo o resíduo de escravidão; cuidou da missão de santo Agostinho na Inglaterra . Gregório era capaz de enxergar muitos além os rumos da cristandade. Não sabemos ao certo a data de sua morte, mas certamente  construiu um importantíssimo trabalho, deixando frutos como a promoção do canto gregoriano entre tantos outros.

 

Oração

Deus nosso Pai, ouvi-nos: pelo papa, pelos bispos e pelos sacerdotes, nós vos pedimos. Fazei que desempenhem com dedicação e amor sua missão de pastores do povo e de testemunhas de vosso Evangelho. Amém.

 

São Gregório Magno, rogai por nós.

 

 

04 de setembro  -  Santa Rosália

Decorridos três anos da morte de Santa Rosália, ela teria aparecido a uma mulher doente,  ordenando-lhe que peregrinasse até a igrejinha no monte Pellegrino. Ao fazer o que lhe fora pedido, a santa apareceu-lhe novamente explicando o local em que estariam escondidos seus restos mortais.

 

O arcebispo de Palermo, Giannetino Doria, constituiu uma comissão de peritos composta de médicos e teólogos, para estudar uma ossada descoberta em uma gruta escavada entre as rochas. Essa ossada humana foi proclamada autêntica e considerada relíquia em 11 de fevereiro de 1625.

 

Antes de ser elevada aos altares, em 1630, pelo papa Urbano VIII,  pedreiros que trabalhavam no convento dos dominicanos de santo Estevão de Quisquina, por volta de agosto de 1624, acharam uma gruta com os seguintes dizeres; “Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo decidi morar nesta gruta de Quisquina”.

 

O monte Pellegrino foi um presente que a rainha Margarida, da Sicília, deu à santa, que lá decidiu viver isolada do mundo, em penitência, tendo apenas como companhia à áspera solidão dos rochedos.

 

Oração

Louvor e glória a Ti, ó Senhor, salvador do mundo, por ter-nos dado conhecer teus desígnios. Pela intercessão de Santa Rosália, concede-nos alcançar a graça que com fé vos suplicamos ( pede-se a graça). Amém.

 

Santa Rosália, rogai por nós.

  

 

05 de setembro  -  Santo Herculano

Santo Herculano teria sido um militar romano que ao ser encarregado da escolta do bispo Santo Alexandre ao martírio, foi tocado pela graça de Deus. Da obediência militar, passou  à devoção em Jesus Cristo,  e ao confessar a sua fé, foi condenado junto a seus companheiros. Foram torturados e mortos, mas sua conversão serviu de exemplo a muitos que testemunharam sua execução.

 

Oração

Senhor Deus, Pai de misericórdia, ajuda, pela intercessão de Santo Herculano, a todos aqueles que se consagraram suas vidas ao teu serviço. Ilumina-os e aquece-os com a força de teu Espírito Santo a fim de que cumpram com fervor teus santos desígnios. Amém.

 

 Santo Herculano, rogai por nós.

 

 

06 de setembro  -  São Zacarias

A vida do profeta Zacarias é cercada de visões, profecias e prodígios. Tudo se inicia com o seu nome que significa “o Senhor lembrou”. Nas Escrituras Sagradas existe um livro com seu nome, no qual são narradas as passagens de sua vida religiosa. Ele é constantemente citado no Novo Testamento.

 

Viveu o seu ministério profético por volta de 520 antes de Cristo, quando estava sendo erguido o Templo de Jerusalém. Tendo recebido o chamado de Deus, foi convidado a espalhar a Sua palavra, para que se fizesse penitência tendo em vista a vinda de Jesus, ou do próprio Deus encarnado, em um novo tempo onde reinariam a paz e a alegria.

 

Sua característica é o messianismo. Zacarias, pertencia à tribo de Levi e já idoso, voltou para a Palestina. Em sua velhice continuaria  sua obra, que denunciava o fim dos tempos, acreditando na vinda do Salvador à terra.  Morreu em idade avançada e seu túmulo se encontra ao lado do túmulo de Ageu.

 

 Oração

“Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,

 

que todas as nações vos glorifiquem !

 

Que o Senhor e nosso Deus, nos abençoe,

 

e o respeitem os confins de toda a terra !”

 

(Salmo 66)

 

 

07 de setembro  -  Santa Regina

A celebração de hoje honra a mártir Regina, cuja passagem está descrita no Martirológio Jeronimiano que narra a sua vida; “. Em Alísia no território de Autum (atual França), viveu Santa Regina, virgem e mártir, que, sob o procônsul Olíbrio, sofreu os suplícios do cárcere e outros. Por fim, foi degolada e voou para junto do esposo.” O corpo de Regina ficou algum tempo no lugar do martírio, fora de Alísia. Levado depois para a cidade, foi colocado num sarcófago de pedra, sobre o qual se edificou uma basílica, que se tornou lugar de peregrinação.

 

Oração

Senhor Jesus, tu te despojaste de tudo e, subindo à cruz, te identificaste conosco, os pecadores, para resgatar-nos do mal e da morte. Permite-nos imitar o venerável exemplo de tua serva Santa Regina, que se submeteu ao martírio por amor a Ti. Amém.

 

 Santa Regina, rogai por nós.

 

 

08 de setembro  -  Natividade de Nossa Senhora

Ao contrário das outras comemorações, em que os santos são lembrados pela data de sua morte – ou seja, nascimento para o céu - , hoje se celebra o nascimento para a terra de Maria, mãe de Jesus.

 

Em uma belíssima narração,  Pe. Antonio Viera diz; “... Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para  Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para  Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para  Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para  Senhora da Esperança; os cegos dirão que nasce para  Senhora da Luz; os discordes: para  Senhora da Paz; os desencaminhados: para  Senhora da Guia; os cativos: para  Senhora do Livramento; os cercados: para  Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes: para  senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida: para  Senhora da Boa Morte; os pecadores todos: para  Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (...)”, dirão que nasce (...) para ser Maria e Mãe de Jesus....”

 

Oração

Ó Senhor Deus, que associaste à Santíssima Virgem Maria a obra da redenção, nós te rogamos que, por sua intercessão, cresça em teu povo o desejo de conhecer, amar, meditar e por em prática teu Evangelho. Amém.

 

Santa Maria, rogai por nós.

 

 

09 de setembro  -  S. Tomás de Vilanova

Nascido em Fuenllana em 1486, é uma das pessoas mais expressivas do século. Ainda muito novo, foi levado à cidade de Vilanova de los Infantes, na Espanha, onde adquiriu uma formação cultural fortíssima e demonstrou sua bondade e caridade para com os pobres. Em 1516, ingressou na vida religiosa adotando a ordem dos agostinianos, sendo ordenado sacerdote dois anos depois.

 

Proposto pelo imperador Carlos V, tornou-se Bispo de Valência em 1o de Janeiro de 1545, seguindo os princípios e ensinamento de são Paulo e dos bispos antigos como Agostinho, Gregório Magno e Ambrósio. Adotou também a visita pastoral às comunidades, nas quais procurava amparar principalmente recém-nascidos e crianças. Fundou no palácio episcopal, um orfanato para abrigar meninas e meninos desamparados.

 

São Tomás realizou um belo milagre: curou um coxo, como são Pedro, e essa cena está retratada em quadro do famoso pintor Murillo. Este milagroso santo morreu em 8 de setembro de 1555. Alexandre VII o incluiu no álbum dos santos em 1o de novembro de 1658 e em sua memória lhe foi concedida a paróquia de Castel Gandolfo, que fica próximo à casa de descanso dos papas.

 

Oração

Ó Deus , Pai de bondade, Pai misericordioso, rogamos para os que estão em situação de pecado ou se sentem fracassados em sua vida, para que jamais desesperem da misericórdia de Deus. Amém.

 

 São Tomás de Vilanova, rogai por nós.

 

 

10 de setembro  -  São Nicolau de Tolentino

Prodigiosa e mística, são duas palavras que descrevem a vida de são Nicolau de Tolentino, autor de nada menos que trezentos e um milagres contabilizados pelo seu biógrafo, frei Pedro de Monte Rubiano. São Nicolau é o protetor daqueles que sofrem injustiça ou são oprimidos na vida e na liberdade. Protege também a maternidade, a infância, a boa morte e as almas do purgatório.

 

Sua vida religiosa foi repleta de orações e mortificações. Asceta e austero consigo mesmo, foi ordenado sacerdote na ordem dos agostinianos em 1269, em Cingoli. Depois de muito peregrinar, decidiu fixar morada em Tolentino, onde desenvolveu o seu apostolado. As orações ocupavam boa parte de seu dia e o tempo que lhe restava era dedicado a visitar  cos pobres, para os quais tinha constituído um modesto fundo, de onde tirava o necessário nos casos mais urgentes.

 

Em tudo que fez na vida e também nos milagres que realizou após a morte, procurou sempre aliviar a miséria humana. Quarenta anos depois de sua morte, seu corpo foi encontrado intacto.

 

Oração

Ó Deus e Senhor, eu te peço que nas alegrias e tristezas de minha vida cotidiana, bem como  na hora das provações, eu saiba recorrer ao Espírito Santo com docilidade e confiança. Amém.

 

 São Nicolau de Tolentino, rogai por nós.

 

 

11 de setembro  -  Bem-aventurado João Gabriel Perboyre

Nascido em Mongesty, França, a 06 de janeiro de 1802, era filho de camponeses, tendo mais dois irmãos e duas irmãs. O bem-aventurado João Gabriel uma vida difícil e conturbada, mas mesmo no meio de tanto sofrimento, nunca vacilou nem lhe faltou a virtude da Esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Iniciou sua vida religiosa em 1820, ingressando na ordem dos lazaristas de Montauban e recebendo o sacerdócio cinco anos depois. Foi enviado em missão à China, vivendo em Honan e depois em Hu-Pé, demonstrando a sua fé e crença.

 

O bem-aventurado João Gabriel Perboyre, sofreu a amargura da cadeia e diversas formas de torturas cruéis. Por fim foi crucificado em 1840.

 

Oração

Ó Deus, Pai de misericórdia, eu te peço por todos os povos da Terra, para que sintam na sua história a presença de Deus portadora de liberdade, dignidade, promoção humana, esperança para esta vida e para a outra. Amém.

 

 Bem-aventurado João Gabriel Perboyre, rogai por nós.

 

 

12 de setembro  -  Bem-aventurada Maria Vitória Fornari

A Itália foi palco para esta santa, que nasceu em Gênova, em 1562. Ainda jovem, assumiu o matrimônio com um genovês de nome Strata; um homem, sensato, respeitador, compreensivo e temente a Deus. Tiveram seis filhos, sendo quatro meninas e dois meninos. Esta família inteira dedicou-se ao culto eclesiástico. Maria Vitória ficou viúva aos vinte e cinco anos e passou então a dedicar sua vida a Deus.

 

Em 1604 fundou a Ordem das Anunciadas Celestes. Tornou-se a primeira superiora da Ordem, mas o que realmente gostava de fazer era tratar dos pobres e dos humildes da comunidade. Santa Maria. Vitória tudo fazia para o bem estar da sua comunidade, provando assim ser uma mulher santa e virtuosa.

 

Oração

Deus Pai de bondade, pela intercessão da bem-aventurada Maria Vitória Fornari, eu te peço que todas as mães saibam acolher e respeitar a vida como dom de Deus e eduquem seus filhos desde pequeninos na prática da generosidade para com seus irmãos. Amém. Bem-aventurada Maria Vitória Fornari, rogai por nós.

 

 

13 de setembro  -  S. João Crisóstomo

São João Crisóstomo nasceu na Antioquia, provavelmente em 349, recebendo de sua mãe, Antusa, o incentivo aos primeiros passos para a vida monástica. Ainda jovem, sua mãe morreu e ele decidiu então se retirar ao deserto dedicando-se a uma vida ascética e de oração. De volta à cidade, recebeu o convite para se tornar diácono, dedicando cinco anos à preparação do seu sacerdócio e aos caminhos de sua pregação.

 

Crisóstomo, que significa “boca de ouro” (apelido dado a João de Antioquia pelos bizantinos, três séculos depois) foi chamado para substituir o patriarca Netário, na prestigiosa cátedra de Constantinopla. João desenvolveu um belo trabalho pastoral, que torna patente seu ideal de fé; com evangelização rural; construção de hospitais; execução de procissões antiarianas (arianismo:- doutrina, que negava a igualdade substancial de Cristo e o Pai, proposto pelo monge alexandrino Ário) sob a proteção da polícia imperial; discursos em que recriminava e castigava os vícios e as friezas; severas advertências aos monges indolentes e tantas outras pregações que suscitavam admiração ou ódio.

 

João defendia fortemente suas idéias e isso às vezes implicava em conflitos. Em um desses desentendimentos foi deposto por bispos comandados por Teófilo. Passou então o restante de sua vida em exílio, vindo a morrer em 14 de setembro de 407. Deixou vários escritos, em especial um livro, que é considerado a sua obra prima: “Sobre o Sacerdócio”, que trata da espiritualidade sacerdotal.

 

Oração

Pai Santo, Pai Altíssimo, ouvi-nos. Pela intercessão de São João Crisóstomo ilumina nossos corações e derrama sobre nós teu Espírito Santo, para que conheçamos a plenitude dos seus dons. Amém.

 

 São João Crisóstomo, rogai por nós.

 

 

14 de setembro  -  Exaltação da Santa Cruz

A celebração de hoje comemora a Santa Cruz, que foi festeja pela primeira vez em 335, na própria Jerusalém. Esta festa relembra a construção de duas basílicas muito importantes: Martyrium ou Ad Crucem (erguida no Monte do Gólgota) e Anástasis, que significa Basílica da Ressurreição, onde ocorreu a morte e a ressurreição de Cristo.

 

Essas basílicas foram construídas por Constantino, para a exaltação da Cruz de Cristo. Roubada pelos persas foi recuperada pelo Imperador Heráclio que a levou às costas, desde Tiberíades até Jerusalém  0 patriarca Zacarias recebeu-a de volta no dia 3 de maio de 630.

 

Depois disso a festa da Santa Cruz passou a ser celebrada também no Ocidente, relembrando o triunfo de Jesus que venceu a morte e ressuscitou com o poder de Deus.

 

Oração

Ó Deus nosso Pai, que as palavras de São Paulo sirvam de guia e inspirem nossas ações: “Sede diligente, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor, alegrando-vos na esperança, esperando na tribulação, assíduos na oração, tomando parte nas necessidades dos santos, buscam proporcionar a hospitalidade”.

 

 (Romanos 12, 9ss).

 

 

15 de setembro  -  Nossa Senhora das Dores

Neste dia somos convidados a rever a dolorosa trajetória de Jesus a caminho da crucificacão, também chamada Via-Crucis. Descrita nos Evangelhos, a Via-Crucis narra também a participação comovente de Maria, no percurso de sofrimento de seu filho a caminho da morte até a glória da sua ressurreição.

 

Na sexta-feira da paixão acontece um encontro muito triste, entre Maria e seu filho Jesus, que é açoitado, torturado e exposto à humilhação pública. Com a coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus arrastava a sua pesada cruz até o calvário, para lá ser crucificado. E Maria ,que ao assistir a essa cena se compunge, de dor e sofrimento, perdendo as forças e caindo ao chão. Reanimando-se Maria acompanha o filho e permanece ao pé da cruz até a morte de Jesus.

 

Oração

“Virgem Mãe tão santa e pura, vendo eu tua amargura, possa contigo chorar.

 

Que do Cristo eu traga a morte, sua paixão me conforte, sua cruz possa abraçar!

 

Em sangue as chagas me lavem e no meu peito se gravem, para não mais se apagar.

 

No julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem soube em ti se abrigar.

 

Que a santa cruz me proteja, que eu vença a dura peleja, possa do mal triunfar!

 

Vindo, ó Jesus, minha hora, por essas dores de agora, no céu mereça um lugar”.

 

(Liturgia das Horas – Oração da Tarde, Ed.Paulinas/Vozes)

 

 

16 de setembro  -  São Cornélio

Eleito papa em 251, depois da perseguição do Imperador Décio, São Cornélio lutou intensamente contra o cisma de Novaciano. Foi perseguido e acusado de ser cúmplice na readmissão de apóstatas. Eram considerados apóstatas, aqueles que abandonavam a sua religião por temer as implicações das perseguições.

 

São Cornélio recebeu o apoio oficial de São Cipriano bispo de Cartago que o ajudou a restabelecer sua autoridade papal. Mas é destituído do cargo e é mandado por ordem do Imperador Galo à cidade de Civitavecchia, aonde vem a falecer. Os seus restos mortais foram kevados para Roma e sepultados no cemitério de São Calisto.

 

Oração

Ó Deus misericordioso, São Cornélio lutou com todas as suas forças para preservar a unidade de tua Igreja e demonstrar que tu és Pai de ternura e de bondade, pronto a perdoar. Vem em meu auxílio quando grande for minha confusão interior e meu desconforto espiritual. Socorre-me em minhas fraquezas, ampara-me nos momentos de angústia e de provação. Amém.

 

São Cornélio, rogai por nós.

 

 

17 de setembro  -  São Roberto Belarmino

Nascido em Montepulciano, no ano de 1542, São Roberto ingressou na Companhia de Jesus em 1560 e logo depois assumiu os estudos teológicos em Pádua e Lovaina, tornando-se titular na cadeira de apologética na Universidade Gregoriana.

 

Em 1599 foi eleito cardeal e arcebispo de Cápua. A sua figura singular foi muito discutida durante a Reforma Católica. O seu empenho maior, foi difundir a doutrina da Igreja durante o Concilio de Trento. Possuidor de uma erudição vastíssima, escreve várias obras, entre elas: “Controvérsias”, que trata belissimamente a doutrina Católica e “Catecismo”, que descreve a doutrina cristã em forma popular e que se tornou a sua obra-prima, conhecida no mundo inteiro.

 

Morreu em Roma, em 17 de setembro de 1621. Logo em seguida foi iniciado seu processo de beatificação que o consagrou doutor da Igreja, bem-aventurado e santo.

 

Oração

Ó Deus, nosso Pai, a exemplo de São Roberto Belarmino, fazei-nos amar a vossa Palavra. Em nossas dificuldades, nos momentos desesperançosos de nossa vida, saibamos em Vós buscar alento, força, inspiração e luz para nossos passos. Amém.

 

São Roberto Belarmino, rogai por nós.

 

 

18 de setembro  -  São Pânfilo

São Panfilo nasceu em Berito, Beirute, no ano de 250. Abandonou tudo, para se entregar ao estudo da Sagrada Escritura. Em Alexandria foi aluno do famoso teólogo e filósofo Piério. Ordenado sacerdote, criou em Cesaréia, na Palestina, uma biblioteca que reunia as melhores obras sobre a Sagrada Escritura, alcançando cerca de trinta mil volumes. Fundou também, uma escola teológica. Foi preso por dois anos, durante as perseguições do Imperador Maximiliano no ano de 307.

 

Escreveu algumas obras, entre elas a “Apologia de Orígenes”,  foi publicada em cinco volumes e mais tarde acrescida com mais um volume, pelo seu discípulo Eusébio. Este santo, muito trabalhou para estabelecer a versão correta dos textos bíblicos. Por continuar afirmando sua fé em Jesus Cristo, foi condenado à morte e decapitado no ano de 309.

 

Oração

Ó Deus nosso Pai, a exemplo de São Pânfilo, queremos continuamente louvar-vos, dizendo: “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo. Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele, no amor. (Ef 1, 3 – 4)”.

 

São Pânfilo, rogai por nós.

 

 

19 de setembro  -  São Januário (S. Gennaro)

Este santo foi bispo da cidade de Benevento e o seu martírio remonta provavelmente ao ano de 305, durante a perseguição de Diocleciano. São Januário foi condenado às feras, em um anfiteatro na cidade de Pozzuoli, com seus companheiros. Mas devido ao atraso de um juiz, ao invés de ser dado aos animais, foi decapitado.

 

O sangue de S. Januário foi recolhido em uma ânfora (um jarro de barro) e depois foi depositado diante do seu túmulo. Os napolitanos, têm S. Januário como o protetor contra os flagelos da peste e das erupções do Vesúvio. O santo é cultuado no mundo inteiro devido à liquefação de seu sangue, durante a celebração de sua festa. O milagre vem sendo atestado desde 1389, por mais de 5 mil processos. Contido em uma ampola, o sangue de São Januário se liquefaz e readquire a aparência de sangue novo recém derramado. O milagre é sempre realizado diante de uma multidão que prorrompe em gritos, chegando ao delírio, durante a exposição pública em comemoração ao santo. Na cidade de Nápoles, o prodígio que foi comprovado inclusive pela ciência e é seguido por grande parte da população.

 

Oração

Ó Deus, Pai de Bondade, São Januário derramou o seu sangue em nome de Jesus. Animados por seu testemunho, vivamos hoje atentos aos sinais de vossas maravilhas no mundo e em nossos corações. Amém.

 

São Januário, rogai por nós.

 

 

20 de setembro  -  Santa Fausta

No Martirológio Romano a descrição da memória da santa Fausta, além de resumida é muito triste, pois trata do seu enorme sofrimento, quando foi condenada pelo Imperador Maximiliano.

 

“Fausta foi suspensa e atormentada pelo próprio Evilásio, sacerdote dos ídolos, tendo sido despojada dos cabelos e raspada por humilhação. Em seguida querendo serrá-la pelo meio e não conseguindo os algozes ofendê-la, Evilásio , surpreso com isso , converteu-se a Cristo; e enquanto ele , por ordem do Imperador, era duramente atormentado, Fausta ferida na cabeça, transpassada com pregos por todo o corpo e colocada num tacho ardente, finalmente , junto com Evilásio, chamada por uma voz celeste , passou ao Senhor”.

 

Oração

Ó Deus, nosso Pai, fortalecei a nossa fé e renovai o nosso Espírito, para que estejamos prontos a superar todas as adversidades e a não nos deixar abater por temores vãos. Amém.

 

Santa Fausta, rogai por nós.

 

 

21 de setembro  -  Santa Efigênia

Santa Efigênia filha do rei da Etiópia, Eglipo, e da rainha Ifianassa, foi pedida em casamento pelo príncipe que sucederia o trono do rei Eglipo.

 

A jovem que já havia demonstrado a todos a sua real vocação, que era de adorar e louvar a Deus, não quis se casar. O príncipe pediu então ajuda ao Apóstolo Mateus (que teria anteriormente convertido a família real), para que intercedesse a seu favor junto à princesa. Diante da recusa de São Mateus, o príncipe mandou executá-lo. Santa Efigênia por sua vez doou todos os seus bens e mandou construir um santuário em memória do heróico São Mateus. O seu testemunho de fé, é ligado ao martírio deste santo no Martirológio Romano.

 

 

Oração

Ó Deus Nosso Senhor, a exemplo de Santa Efigênia, concedei-nos a graça de testemunhar o vosso amor por nós nas coisas mais simples de nosso dia-a-dia, nos trabalhos mais rotineiros ou quando a nossa fé for provada pelas adversidades, pela dor e sofrimento. Amém.

 

Santa Efigênia, rogai por nós.

 

 

22 de setembro  -  Santos Maurício e companheiros

Em meados do século III os cristãos, embora respeitando as leis e sendo leais ao império romano, não punham a pátria terrena acima de tudo. Um certo desinteresse pela extensão do império foi frequentemente trocado por aversão e punido com extremo vigor. A prova disso é o episódio que tem como protagonistas Maurício e seus co-milicianos cristãos, que foram martirizados. São Mauricio, pertencia à legião de Tebas e junto a seus companheiros, foi obrigado a marchar contra a Gália em uma expedição que iria punir os cristãos. Recusando-se a marchar, Maximiliano sentiu-se desrespeitado e incluiu-os na lista de morte que dizimou uma legião inteira de revoltosos que não obedeceram as suas ordens, em uma verdadeira matança em praça pública.

 

 

Oração

Ó Deus, Senhor dos Exércitos, transforma-me pela ação do Espírito Santo, pois somente tu teus a força e o poder de converter meu interior e romper as cadeias do egoísmo. Amém.

 

Santos Maurício e companheiros, rogai por nós.

 

 

23 de setembro  -  Santa Tecla

Considerada a primeira mártir do cristianismo, santa Tecla foi venerada tanto pela Igreja grega como pela Igreja romana e exaltada por muitos santos importantes da religião cristã.

 

Santa Tecla nasceu em Cônia, na Ásia Menor e viveu no século primeiro. O histórico de seu martírio é realmente milagroso. Condenada à prisão e à morte, por delação de sua própria mãe, em um primeiro momento quiseram atear fogo sobre seu corpo, mas caiu um forte temporal  e a fogueira não conseguiu queimar. Depois decidiram jogar a santa para as feras famintas, mas miraculosamente não foi devorada pelas mesmas. Convertida pelo apóstolo São Paulo, Santa Tecla é mais uma prova da existência da proteção divina na terra.

  

Oração

Ó Deus, que livrastes Santa Tecla, virgem e mártir, de três tormentos cruéis: a fogueira, os leões e as serpentes, nós vos pedimos que, em vossa bondade, vos digneis libertar-me do pecado e conceder-me a graça de gozar convosco dos bens celestiais. Amém.

 

 

Santa Tecla, rogai por nós.

 

 

24 de setembro  -  S. Pedro Nolasco

De origem francesa e nascido na região de Languedoc em 1189, de uma família nobre, ficou órfão de pai com quinze anos e pôs-se a seguir Simão de Montfort na cruzada contra os albigenses. Na luta contra os guerreiros hereges, morre o rei de Aragão, deixando seu primogênito e herdeiro do trono, Tiago, com apenas seis anos de idade. Pedro Nolasco foi então incumbido de ser o mestre e tutor do pequeno príncipe. Neste período ele teve uma visão de Nossa Senhora e nasceu assim a ordem religiosa dos Mercedários. A ordem recebeu este nome porque, particularmente devotos de Nossa Senhora, a honram sob o título de Santa Maria da Misericórdia, ou das Mercês dos escravos.

 

A regra os obrigava a um quarto voto: oferecer-se como escravo dos muçulmanos, quando necessário, para livrar um cristão em perigo de apostasia. Dos vinte e seis mil prisioneiros libertados por mercedários, no seu primeiro século de vida, nada menos que 890 foram resgatados e reconduzidos à pátria por Pedro Nolasco. Nas ele não se limitava a estabelecer com os mouros o preço do resgate. A um preço bem mais árduo de sofrimentos, torturas, prisões, Pedro Nolasco pregava o Evangelho aos infiéis, arriscando a própria vida.

 

O nosso santo morreu em 25 de dezembro de 1258 murmurando palavras do Salmo: “O Senhor remiu o seu povo”. A festa de hoje além de São Pedro Nolasco é também dedicada à Virgem das Mercês.

 

Oração

Ó Deus, nosso Pai, São Pedro Nolasco procurou viver o Evangelho e permaneceu atento às necessidades de seu tempo. Ensina-me, hoje, a estar alerta para assumir, na minha vida, a tarefa que me confiais neste mundo. Amém.

 

São Pedro Nolasco, rogai por nós.

 

 

25 de setembro  -  São  Firmino

São Firmino foi o primeiro bispo de Amiens e sofreu o martírio no século IV. Era natural de Pamplona, Espanha.

 

Seu bispado veio aos 24 anos de idade conforme a tradição e  suas pregações alcançaram diversas regiões como a França, a Aquitânia, Agenais, Amiens. Nestas pregações, São Firmino conseguia muitas conversões e por isso despertou a ira dos governantes, que tramaram secretamente a sua morte. Os fatos principais de sua vida estão narrados na fachada da Catedral de Amiens.

 

Oração

Ó Deus, nosso Pai, ficai conosco, dirigi-nos cada passo, inspirai-nos sentimentos de coragem e fortaleza. Mostrai-nos vossa face amiga e encorajadora, para que possamos continuar firmes, superando pela fé todas as dificuldades e perigos. Amém.

 

São Firmino, rogai por nós.

 

26 de setembro  -  São Cosme e São Damião

Pode-se dizer que os Santos Cosme e Damião deram origem à tradição de bons samaritanos da humanidade doente. Embora sua história esteja envolta em lendas, sua existência e a maneira pela qual exerceram sua profissão continuam sendo um maravilhoso exemplo para todos nós.

 

De acordo com a tradição, Cosme e Damião nasceram em Ege, Silícia, estudaram em Pergamo e foram martirizados em Cirro, no governo de Diocleciano. Em curto espaço de tempo seu culto difundiu-se nas principais cidades do Império e os contos de seus milagres suplantaram a verdadeira história de suas vidas. Gregório de Tours, no século VI, descreveu a tradição que havia chegado até a Gália:

 

“Os dois gêmeos médicos, conta Gregório, tornaram-se cristãos e, pelo mérito de suas virtudes e pela intervenção de suas orações, livravam os doentes de suas enfermidades. Se um doente chega até seu túmulo e ali reza com fé, logo obtém um remédio para seus males. Diz-se que eles aparecem em sonho aos doentes dando-lhes uma prescrição médica: estes a seguem e ficam curados”.

 

Uma característica recorrente em todos os contos da vida dos dois irmãos é a gratuidade com a qual ofereciam seus serviços aos doentes e o dom, também gratuito, da fé cristã que transmitiam com seu exemplo.Eles desejavam imitar Jesus que, curando os corpos, sarava as pessoas restituindo-lhes a dignidade de filhos de Deus.                

 

Oração

Deus, nosso Pai, São Cosme e São Damião passaram no mundo fazendo o bem, curando as doenças e aliviando os sofrimentos de sua gente, dando confiança e esperança aos corações atribulados. Fazei que eu também sirva meus semelhantes de modo desinteressado, buscando sempre o seu bem e a sua felicidade. Fazei também, ó Senhor, que os médicos coloquem a vida e a dignidade humana acima do lucro e do comércio. Amém.

 

São Cosme e São Damião, rogai por nós.

 

 

27 de Setembro   -  São Vicente de Paulo

Nascido em Gascony, na França, em 1581, Paulo era filho de proprietários de um sitio. Ali, a função do menino Vicente era cuidar do pastoreio. Em 1588 foi estudar na ordem dos franciscanos; seus estudos foram pagos por um advogado de nome Comet. Em seguida foi estudar teologia em Toulouse e aos dezenove anos entrou no seminário.

 

Sua vida apresenta diversos fatos curiosos. Primeiro foi prisioneiro dos turcos e depois, vendido como escravo, vivendo assim por dois anos. Ao voltar a Paris tornou-se capelão e conselheiro de Margarida de Valois. Com livre acesso na corte, tudo o que conseguia juntar era destinado a fundações assistenciais, aos pobres, aos centros de amparo aos jovens, aos seminaristas. De seus compromissos, o que lhe dava mais prazer era o contato e ajuda às pessoas necessitadas. Em 1626 dá inicio a diversas instituições voltadas para o cuidado com os desamparados, pobres camponeses, crianças abandonadas, fornecendo-lhes todo tipo de ajuda. Entre as suas realizações está a Congregação da Missão e a congregação das Irmãs da Caridade.

 

Oração

Deus, nosso Pai, a exemplo de São Vicente de Paulo, queremos ser mensageiros da Boa Nova para os pobres, seguindo os passos de Jesus, fazendo o bem a todos, curando os enfermos, libertando os que estão oprimidos pelo pecado, anunciando o perdão e a reconciliação convosco. Amém.

 

São Vicente de Paulo, rogai por nós.

 

 

28 de setembro  -  São Venceslau

São Venceslau nasceu na Boêmia por volta do ano de 907. Foi educado na fé cristã por sua avó, pois sua mãe era pagã e não aceitava o cristianismo.Em 925 subiu ao trono e desde o início de seu reinado enfrentou muitas dificuldades na tentativa de implantar a religião por todo seu território. Venceslau era um rei bondoso, que se preocupava com a miséria do povo, que procurava dar abrigo, comida e roupa a todos os seus súditos. Além disso, vivenciava profundamente a fé cristã. Por todos esses motivos foi hostilizado pela corte e, na saída de uma missa, foi traído e morto por seu próprio irmão, Boleslau, no ano de 935. Sua mãe, que queria a volta do paganismo, foi cúmplice da morte de Venceslau.

 

O culto a São Venceslau foi um dos primeiros a ser difundido entre os povos eslavos.

 

Oração

Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro.

 

A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém.

 

São Venceslau, rogai por nós.

 

 

29 de setembro  -  São Miguel ,  São Gabriel ,  São Rafael

No dia de hoje temos no calendário litúrgico uma só celebração para relembramos estes três arcanjos que tem em seus respectivos nomes, belos significados e muita força na história do cristianismo. Gabriel significa “aquele que está diante de Deus”, é ele anunciador por excelência da escolha de Maria para ser a progenitora do Salvador, o seu prestigio é muito especial inclusive entre os maometanos.

 

Miguel significa, “Quem como Deus?”. É o padroeiro da Igreja universal; o defensor do povo de Deus em tempos de sofrimento. É ele que acompanha a alma dos mortos até o céu.

 

São Rafael quer dizer, “medicina de Deus” ou “Deus cura”, é aquele que expulsa os demônios. É o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.

 

Oração

“Lá do alto enviai-nos, ó Cristo, vosso anjo da paz, São Miguel.

Sua ajuda fará vosso povo crescer mais, prosperando, fiel.

 

Gabriel, o anjo forte na luta, nosso templo sagrado visite, lance fora o antigo inimigo, e propício, conosco habite.

 

Enviai-nos dos céus, Rafael, o bom anjo, que cura os doentes, para todos os males sarar e curar a doença das mentes.

 

Cristo, glória dos coros celestes, vossos anjos nos venham guiar, para, unidos a eles um dia, glória eterna ao Deus Trino cantar. Amém”.  .(Liturgia das Horas)

 

São Miguel, São Gabriel, São Rafael, rogai por nós.

 

 

30 de setembro  -  São Jerônimo

Homem das letras, e exímio escritor São Jerônimo, que nasceu na cidade de Estrido, Dalmácia, onde atualmente faz fronteira com a Iugoslávia, estudou em Roma, gramática, retórica, filosofia e demais ciências ligadas ao conhecimento do homem.

 

Antes de ingressar no corpo eclesiástico, já era escritor profissional. Convertido ao cristianismo decidiu dedicar sua vocação à Igreja e passou então a autodisciplina, reflexão e muito estudo. Depois de ordenado sacerdote, São Jerônimo foi convidado pelo papa, São Dâmaso, a ser o seu secretário e, é neste período, que começou a trabalhar na tradução da Sagrada Escritura.

 

Quando morreu o papa Dâmaso, foi para o Oriente, fixar sua morada em Belém. Deixou varia obras, mas nenhuma delas o tornou tão célebre, quanto a tradução em latim do Antigo e Novo Testamentos, que com o nome de “Vulgata”, se tornou a Bíblia oficial do cristianismo. Por isso é chamado o “Doutor Máximo das Escrituras”.

 

Oração

“Tradutor e exegeta da Bíblia, foste um sol que a Escritura ilumina;

 

nossas vozes, Jerônimo, escuta: nós louvamos-te a vida e a doutrina.

 

Estudaste a palavra divina nos lugares da própria Escritura e bebendo nas fontes o Cristo, deste a todos do mel a doçura. Aspirando ao silêncio e à pobreza no presépio encontraste um abrigo”.    

 

Pelo grande doutor, instruídos, proclamamos, fiéis, o Deus trino e ressoem por todos os tempos as mensagens do livro divino”.(Hino – Liturgia das Horas)

 

São Jerônimo, rogai por nós.

...   

 

 

 

Vamos... Aproveite, Faça *AGORA* sua consulta esotérica !!!

          (11)  2081-0384  /  2081-0385  /  2081-0386
x
          Atend. 01Skype Me™! Atend. 02Skype Me™!Atend.  03Skype Me™!

 

 

 

 

Mundo Mystiko® Com. e Serv. Ltda.

Todos os Direitos Reservados - Copyright © desde 2003