novo

   (11) 2081-0384  /  (11) 2081-0385  /  (11) 2081-0386  /  (11) 2601-2767
Skype Me™!mundo.mystiko.01    Skype Me™!mundo.mystiko.02    Skype Me™!mundo.mystiko.03

Pagina Inicial   |    Como Fazer a Consulta   |    Nossos Produtos   |    Confirmação de Pagamento   |    Fale Conosco   |    Mapa  Site

    mm

(11) 2081-0384

Skype Me™! Skype Me™! Skype Me™!

  Acupuntura
  Alquimia
  Amuletos
  Anjos
  Aromaterapia
  Astrologia
  Aura
  Banho de Ervas
  Baralho Cigano
  Blog
  Budismo
  Candomblé
  Cartomancia
  Chakras
 Compatibilidade Signos
  Cores das Velas
  Cristais
  Cristianismo
  Cromoterapia
  Dia do Nascimento
  Downloads
  E-mail Gratuito
  Esoterismo
  Espiritismo
  Espiritualismo
  Fitoterapia
  Fadas
  Feng Shui
  Florais
  Gnose
  Grafologia
  Hermetismo
  Hinduísmo
  Hipnose
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  I Ching
  Iniciais dos Nomes
  Iridologia
  Islamismo
  Judaísmo
  Kabalah
  Kardecismo
  Maçonaria
  Magia
  Mandala
  Mantras
  Massoterapia
  Meditação
  Mensagens
  Misticismo
  Músicas
  Neurolinguistica
  Numerologia
  Ocultismo
  Orixás
  Parapsicologia
  Promoções
  Quimbanda
  Quiromancia
  Quiropraxia
  Reflexologia
  Regressão
  Reiki
  Rosacruz
  Runas
  Santos do Dia
  Shiatsu
  Simpatias
  Trabalhe Conosco
  Taoismo
  Tarot
  Teosofia
  Testes
   Umbanda
  Vidas Passadas
  Wicca
  Xamanismo
  Yoga
  Zoroastrismo

Santos do Mês de Janeiro

...   

 
...   

1 de janeiro - Maria, Mãe de Deus

No primeiro dia do ano, é celebrada a festa de Maria, Mãe de Deus. Com origem no Concílio de Éfeso, em 431, essa é a primeira festa mariana comemorada na Igreja do Ocidente, proclamando que é realmente a Mãe de Cristo.

 

Sendo um dia dedicado à Paz, nada melhor do que dedicá-lo à própria Mãe do Príncipe da Paz. Ela nos dá o incentivo para conseguirmos a harmonia, o diálogo, a compreensão e a fraternidade entre os povos.

 

Oração

Senhor Jesus, tu és Deus desde o princípio, mas quiseste fazer-te um de nós encarnando-te em Maria, tua Mãe. Ao iniciarmos um novo ano, permite-nos recordar a dignidade daquela que elevaste a tua humilde servidora, para que sempre imitemos seu exemplo de entrega a teus planos divinos. Amém.

 

Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e Mãe de todo o povo de Deus, rogai por nós.

 

  

02 de janeiro - São Basílio Magno

Nasceu em Cesaréia, na Capadócia, no ano 330. Foi o autor dos primeiros escritos sobre o Espírito Santo e pioneiro na vida monástica no Oriente. Escreveu duas Regras que são seguidas até hoje pelos monges da Igreja do Oriente, conhecidos como basilianos.

 

Em 370 foi nomeado bispo de Cesaréia da Capadócia, num contexto de diversos cismas e ameaças à fé cristã. Mas foi firme e um grande defensor da Igreja e devido a isso tem o nome de Magno. Foi o criador de uma imensa obra a serviço dos pobres, fundando hospitais, asilos, casas de repouso, escolas de artesanato, etc.

 

Oração

Deus, Pai de misericórdia, permite que, pela intercessão de São Basílio, frutifiquem em mim obras agradáveis a teus olhos: que eu cumpra tua palavra; que tua vontade me conduza; que eu permaneça sempre aberto ao Espírito Santo, para cumprir teu chamado, agora e sempre. Amém.

São Basílio, rogai por nós.

 

 

03 de janeiro - Santa Genoveva

Nasceu em Nanterre, perto de Paris, por volta do ano  422. O Espírito Santo morava nela e, ainda menina, sentiu-se inclinada a Deus. Entrou para o convento quando tinha apenas 15 anos e, após a morte de seus pais, mudou-se para Paris. Entregou-se de corpo e alma às questões sociais e políticas de seu país.

 

Nessa época, os habitantes da Gália (atual França) tinham pouca proteção contra as invasões bárbaras, e os Hunos, chefiados por Átila, ameaçavam Paris. Santa Genoveva aconselhou aos habitantes a não saírem de suas casas e rezarem pela libertação. O fato de a cidade ter conseguido escapar da invasão foi atribuído à eficácia de suas orações. Devido a isso e a outras ocorrências do mesmo gênero, foi atribuído à Santa o título de protetora da cidade de Paris e também contra os desastres.

 

Santa Genoveva morreu em 502 e no lugar de seu túmulo, foi construída uma basílica.

 

Oração

Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Genoveva, afastai de nós as doenças, a fome,  as guerras, as incompreensões e o ódio entre irmãos. Concedei-nos uma autêntica devoção ao solo pátrio e, especialmente, um grande amor por nossos concidadãos. Jamais nos falte, Senhor, a vossa proteção e auxílio nas dificuldades e provações pelas quais passamos. Nós Vos louvamos e Vos damos graças.

 

Amém.

 

Santa Genoveva, rogai por nós.

  

 

04 de janeiro - Santa Ângela de Foligno

Nasceu em 1248, em Foligno, na Itália, onde vivia São Francisco de Assis. Sofreu uma grande provação quando tinha 37 anos, com a morte de seus filhos, marido e pais. Reconsiderando sua vida com a dor da solidão, resolveu ingressar na Ordem Terceira de São Francisco.

 

Viveu uma profunda experiência mística, após a qual, seguiu o exemplo de São Francisco, na pobreza e na ajuda aos irmãos. “Junto à cruz – dizia - fiz o propósito de despojar-me de todas as coisas e me consagrei inteiramente a Deus”. Santa Ângela escreveu sua autobiografia que é tida como uma das mais preciosas obras místicas católicas produzidas na Idade Média.

 

Santa Ângela de Foligno morreu a 04 de janeiro de 1309. Seu túmulo, sobre o qual se realizaram muitos milagres, está na igreja do convento franciscano de Foligno.

 

Oração

Ó Deus, Pai e Senhor nosso, a experiência de Santa Ângela nos ensina o quanto é agradável a Vós a conversão sincera dos corações ao evangelho. Queremos deixar tudo o que em nossa vida é injustiça e egoísmo, a fim de conhecer-Vos melhor e servir-Vos em nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados. Amém.

 

Santa Ângela, rogai por nós.

 

 

 05 de janeiro - São Gerlach

Nasceu em Walkenberg, na Holanda, em meados do século XI. Sua conversão se deve a um fato doloroso: a morte repentina de sua mulher. Diante de tão grande dor, sua vida sofreu uma mudança radical. Foi a Roma e confessou seus pecados ao papa Eugênio III, o organizador da Segunda Cruzada à Terra Santa. Sua penitência foi passar sete anos servindo aos doentes na Terra Santa.

 

Depois de cumprir a penitência, voltou à sua cidade natal e optou por uma vida solitária, vivendo como ermitão, sem pertencer a nenhuma ordem religiosa. E foi assim que São Gerlach passou o resto da vida, buscando no mais profundo silêncio a face de Deus.

 

 

Oração

Senhor Pai, com humildade e imenso amor eu Vos louvo. Permiti que, a exemplo de São Gerlach, meu coração seja tocado e transformado. Quero Vos amar com um amor, que renove minha mente e meu coração; com um amor que encerre o sentido e a razão de toda a minha existência; um amor  que me faça caminhar firme no caminho de minha vida.

 

Amém.

 

São Gerlach, rogai por nós.

 

 

06 de janeiro - Dia dos Reis Magos (Epifania)

O sagrado mistério da Epifania é narrado no Evangelho de São Mateus. Ao chegarem os magos a Jerusalém, perguntaram na corte onde estava “o rei dos judeus que acabara de nascer”. Os mestres da lei informaram que o Messias deveria nascer em Belém, a pequena cidade natal de Davi. Os magos tendo chegado ao lugar onde estavam Maria e a criança, ofereceram ouro, incenso e mirra, substâncias preciosas nas quais a tradição quis ver um reconhecimento implícito da realeza messiânica de Cristo (ouro), de sua divindade (incenso) e de sua humanidade (mirra). A intenção do evangelista foi mostrar que os pagãos, os gentios, os povos que viviam além das fronteiras de Israel, reconheceram Jesus como Rei-Messias, ao passo que o povo judeu rejeitou o Salvador nascido em seu meio.

 

Melquior, Gaspar e Baltazar – nomes que lhes foram atribuídos pela tradição – podem ser chamados peregrinos da estrela. A Epifania, como bem o expressa a liturgia, antecipa nossa participação na glória da imortalidade de Cristo, manifestada em uma natureza mortal como a nossa. É, portanto, uma festa de esperança, que prolonga a luz da natividade.

 

Oração

Senhor Jesus,  peço-te  que me dês olhos sensíveis aos sinais  que falam de tua presença redentora, para que, como os magos, possa adorar-te sempre pelo mistério de tua encarnação gloriosa.

 

Amém.

 

Menino Jesus, nascido em Belém, rogai por nós.

  

 

07 de janeiro - São Raimundo de Peñafort

Raimundo nasceu em 1175 no castelo de Peñafort, na província de Barcelona. Sua família pertencia à pequena nobreza feudal catalã.

 

Em 1222 ingressou na ordem de São Domingos. Foi professor na Universidade de Bolonha, alcançando tal fama, que o papa Gregório IX o chamou a Roma e o elegeu confessor.

 

Ao voltar à Espanha, foi eleito terceiro geral da ordem. Nesse novo cargo, realizou a revisão e a aprovação das constituições dominicanas, de modo que a ordem teve nele o codificador de sua legislação interna. Terminado esse trabalho, no qual levou cerca de dois anos, renunciou a seu cargo, em 1240.

 

A fim de facilitar a tarefa dos frades na conversão de maometanos e judeus, fundou cátedras de hebraico e de árabe na Espanha e no norte da África.

 

São Raimundo de Peñafort foi um grande diretor de almas e por isso é considerado o patrono dos confessores.

 

Oração

Ó Deus, Senhor e redentor nosso, dai-nos, como a São Raimundo, um intenso desejo de servir, tanto aos que Vos conhecem, como aos que ainda ignoram Vosso nome, para que assim, a humanidade inteira chegue a glorificar-Vos por Vossa infinita misericórdia.

 

Amém.

 

São Raimundo de Peñafort, rogai por nós.

 

  

08 de janeiro - São Severino

São Severino, apóstolo de Nórica (Itália), viveu no século V, de 410 a 482, em pleno declínio do Império Romano, que estava sendo esfacelado pelas invasões bárbaras.

 

Nesse contexto, Severino foi capaz de enxergar, nas invasões bárbaras, o prenúncio de uma nova era que surgiria do decadente Império Romano. Sentiu-se impelido a levar a Boa Nova do Evangelho para os povos bárbaros. Entendeu rapidamente, que aqueles homens rudes e belicosos, que os romanos chamavam “bárbaros”, também eram chamados à fé. Conseguiu, de início, ganhar sua confiança, depois, o respeito e finalmente, sua devoção. Homem perspicaz e de inteligência aguçada, soube prever o resultado das ações dos homens que o rodeavam e das omissões das instituições romanas, já definitivamente debilitadas. Sua fé, sua caridade, simplicidade, entre outras virtudes, penetraram profundamente nos corações, sendo estimado e respeitado por todos.

 

Oração

Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Severino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião.

 

Amém.

 

São Severino, rogai por nós.

 

  

09 de janeiro - Santo Adriano

Santo Adriano, natural da África, viveu no final do século VI e início do século VII. Foi um estudioso das Sagradas Escrituras, conhecia grego e latim e foi professor de ciências eclesiásticas e humanas. Grande amigo de São Teodoro, arcebispo da Inglaterra, acompanhou-o numa viagem a esse país.

 

Santo Adriano viveu na Inglaterra por 39 anos, dedicando sua vida inteiramente ao serviço da Igreja. Foi abade do mosteiro de São Pedro de Canterbury. Guia espiritual cheio de sabedoria de Deus, a muitos iluminou com o seu exemplo de vida. Morreu no ano de 710.

 

Oração

Ó Deus, Pai de Misericórdia, nós Vos pedimos: nos momentos de angústia, mostrai-nos vossa luz; quando somos tomados pelo desânimo, fortalecei-nos; quando vacilamos, aumentai nossa fé. Enfim, nós Vos pedimos, mostrai-nos Vossa face, Senhor,

 

Amém.

 

Santo Adriano, rogai por nós.

 

 

 10 de janeiro - Santo Aldo

A única certeza que se tem a respeito da vida de Santo Aldo é que foi sepultado primeiramente na capela de São Columbano, vindo mais tarde a ser transferido para a basílica de São Miguel, em Pavia.

 

Viveu aproximadamente no século VIII e foi monge em Bóbbio, no célebre mosteiro fundado por São Columbano, no ano 614. Os monges irlandeses de São Columbano não tinham uma vida eremita, no verdadeiro sentido da palavra. Cada um construía para si uma cabana de madeira ,onde se retiravam para as horas dedicadas à oração, e depois trabalhavam a terra.São Columbano foi quem levou aos povos bárbaros da Irlanda a nova espiritualidade, transformando-os mais tarde em evangelizadores de outros povos.

 

Oração

 Senhor, Deus Pai, vem até mim, caminha comigo, segura-me pela mão. Transforma minha vida, meu modo de pensar, meu modo de agir. Que eu te ame, Senhor, acima de todas as coisas e que eu compreenda o que a Tua vontade quer para mim.

 

Amém.

 

Santo Aldo, rogai por nós.

  

 

11 de janeiro - Santo Higino

Foi um grande defensor da fé contra a heresia chamada gnosticismo. Além disso, também reestruturou os serviços da Igreja, instituindo as ordens menores, para que houvesse uma melhor preparação dos sacerdotes.

 

Sofreu martírio juntamente com Pio I, no ano 140, durante a perseguição do imperador Antonino Pio.

 

Oração

Ó meu Senhor e meu Deus, tu dispões tudo para o nosso bem e teus planos são mais altos do que os nossos: queremos servir-te sem restrições, queremos aprender a ver-te em todas as circunstâncias de nossa vida, mesmo as mais adversas.

 

Amém.

 

Santo Higino, rogai por nós.

 

 

12 de janeiro - São Bento Biscop

Foi incumbido de ir à Inglaterra, juntamente com o novo bispo de Cantuária, São Teodósio. São Bento Biscop foi responsável, em grande parte, pela evangelização da Inglaterra. De suas diversas viagens a Roma, trazia consigo diversos livros sobre artes, ciências, entre vários outros assuntos.

 

Na embocadura do rio Vire, fundou um mosteiro em 674, e outro, em honra a São Paulo um pouco mais adiante. Para isso, trouxe de França diversos pedreiros, artesãos, artífices, etc., para a construção de igrejas e, enfim, para introduzir nos mosteiros ingleses os usos e costumes dos mosteiros romanos. Morreu em 12 de janeiro de 690, aos 62 anos de idade.

 

Oração

Deus, nosso Pai, educai-nos para o amor, para o perdão, para a paz. Saibamos vos agradecer pelas maravilhas que operais em nós. Dai-nos a fé que remove montanhas e a esperança que nos faz atravessar vales tenebrosos sem vacilar.

 

Amém.

 

São Bento Biscop, rogai por nós.

  

 

13 de janeiro - Santo Hilário

Nascido em Poitiers, França, por volta do ano 315, Santo Hilário se converteu já adulto ao cristianismo, após a leitura da Bíblia e a reflexão sobre o fim do homem. Foi eleito bispo de Poitiers e lutou arduamente contra o arianismo. Foi exilado na Ásia Menor e lá estudou o pensamento teológico oriental.

 

Foi autor de diversas obras, entre elas, uma sobre a Trindade; um Comentário sobre os salmos; hinos religiosos e algumas obras exegéticas. Com o auxílio da razão, contribuiu grandemente para o desenvolvimento da teologia da revelação, divulgando a fé e representando a união do pensamento cristão do Oriente e do Ocidente.

 

Oração

Ó Senhor Deus, confesso minha crença na Santíssima Trindade. Vós sois Pai, Vós sois Filho, vós sois Espírito Santo. Dai-nos  a graça de Vos sentir presente no mais íntimo de nossos corações. Nós vos louvamos, Senhor.

 

Amém.

 

Santo Hilário, rogai por nós.

 

  

14 de janeiro - Santa Verônica de Milão

 

A biografia dessa santa nos mostra a força que adquirimos quando desejamos sinceramente alguma coisa. Verônica nasceu em Bimasco, na Itália, e provinha de família muito pobre. Não sabia ler nem escrever quando ingressou no Convento das Irmãs Agostinianas de Santa Marta de Milão. Ao longo de três anos, com persistência e força de vontade, conseguiu aprender, sem nenhuma ajuda, sacrificando suas horas de sono, para enfim ser admitida no Mosteiro de Santa Marta.

 

Conta-se que, certo dia ,estava muito ansiosa e descontente, pois seu progresso parecia-lhe muito lento. Apareceu-lhe então Nossa Senhora, que a consolando, lhe disse: “Basta que você conheça três letras: a primeira é a pureza de coração, que consiste em amar a Deus acima de tudo, e nele e por ele amar as criaturas. A segunda letra é nunca murmurar e não se impacientar à vista dos defeitos do próximo, mas suportá-los com compreensão, rezando por ele. A terceira é ter cada dia um tempo para meditar a paixão de Jesus Cristo”.

 

Santa Verônica morreu em 1494, aos 52 anos de idade.

 

Oração

“Assim  como a corça suspira pelas águas correntes, suspira, igualmente, minh’alma por vós, ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo!” (Sl 41, 2 – 3)

 

Santa Verônica, rogai por nós.

 

 

15 de janeiro - São Francisco Fernandes de Capillas

Era espanhol e estudou no Convento de Valladolid, onde recebeu as ordens sacras. Foi enviado como evangelizador à China, em 1642.

 

Suas palavras, seu exemplo de vida e pobreza evangélicas tocaram o coração dos chineses profundamente, alcançando maravilhosas conversões. Isso fez com que se desencadeasse a perseguição movida pelos poderosos de Fogan. São Francisco Fernandes foi preso e sofreu martírio em 1648, sendo beatificado em 1909.

 

Oração

Ó Deus, Pai Eterno, que nos fazes conhecer tua bondade através dos caminhos misteriosos da vida,  a Ti recorremos para que todos os homens descubram teu plano de amor e colaborem para a salvação do mundo.

 

Amém.

 

São Francisco Fernandes, rogai por nós.

  

 

16 de janeiro  -  São Berardo e seus Companheiros

Em 1219, seis franciscanos foram enviados a evangelizar a Espanha, chegando à Sevilha, que estava comandada pelos mouros. Eram todos nascidos na Itália, e seus nomes eram Vital, Berardo, Pedro, Acúrsio, Adjunto e Oto.

 

Pregaram o Evangelho ao próprio rei, que diante de tal ousadia, manda deportá-los. Perseverando na evangelização ao povo marroquino, acabaram sendo decapitados. São conhecidos como os primeiros mártires franciscanos do mundo. Isso ocorreu no mesmo ano da morte de São Francisco, em 1226, e conta-se que, quando São Francisco recebeu a notícia, exclamou: “Agora posso dizer que, verdadeiramente, tenho cinco irmãos”.

 

Oração

Jesus, filho de Deus, tu que nos amaste até o fim, infunde em nós o teu Espírito de caridade, para que possamos imitar a entrega dos mártires, que fizeram de suas vidas uma só vida contigo.

 

Amém.

 

São Berardo e seus Companheiros, rogai por nós.

 

  

17 de janeiro  -  Santo Antão

Viveu aproximadamente entre 251 e 357. Conta-se que a causa da conversão de Santo Antão foi um convite de Jesus: “Se queres ser perfeito, vende os teus bens e dá-os aos pobres... depois, vem e segue-me!” (Mt 19, 21).

 

Tinha cerca de vinte anos quando ouviu essa frase. Meditando-a,  resolveu retirar-se como eremita ao Alto Egito. Porém, logo percebeu os perigos desse tipo de vida solitária, quando não há uma preparação para tal. Aderiu, então, a outra forma de vida monástica, levando vida em comum, mas sob a orientação de um superior. Dessa forma, encontrou um meio mais seguro de santificação.

 

Foi grande colaborador de Santo Atanásio na luta contra o arianismo. Seu influxo religioso  predomina até hoje no monaquismo oriental.

 

 

Oração

Deus, doador da vida verdadeira, permite-me perseverar sempre na prática de tua palavra, e já que te conheci pela pregação do Evangelho, dá-me a graça de amar-te cada dia mais intensamente.

 

 Eu te Adoro e te Louvo, Ó Deus.

 

Amém.

 

Santo Antão, rogai por nós.

 

  

18 de janeiro  -  Santa Beatriz de Vicência

São inúmeras as santas que levam o nome de Beatriz. Mas essa, da qual estamos falando, é a Santa Beatriz de Vicência, fundadora do mosteiro de beneditinas no século XIII, na cidade de Ferrara.

 

Era de família rica, casada, nascida em Ferrara. Quando ficou viúva, resolveu, contra a vontade de seus pais, abraçar a vida monástica fundando o mosteiro e seguindo uma vida simples, de desapego total e obediência a Deus. Santa Beatriz morreu no dia 18 de janeiro de 1262 e foi beatificada no dia 23 de julho de 1774, por Clemente XIV.

 

Oração

Ó Deus de misericórdia e de bondade, compadecei-vos de todos os que sofrem, os que choram, os que passam por duras provações. Eu vos peço, Senhor, fortalecei-os na fé, para que busquem vossa vontade e estejam dispostos a acolhê-la.

 

Amém.

 

Santa Beatriz de Vicência, rogai por nós.

  

 

19 de janeiro  -  Santos Mário, Marta, Audifax e Ábaco

Conta-se que esses quatro santos peregrinaram da Pérsia até Roma, para venerar os túmulos dos mártires,  e deram sepultura digna a mais de 260 deles, que jaziam insepultos.

 

Porém, enquanto realizavam tal missão, foram surpreendidos e presos, sendo imperador, Cláudio II (268-270). Primeiramente, foram presos São Mário, Audifax e Ábaco, sendo martirizados na Via Cornélia.  Seus corpos foram incinerados para que os fiéis não cultuassem seus restos mortais. E Santa Marta foi condenada à morte por afogamento. Foram sepultados por Felicita, em sua própria casa, e mais tarde, nesse mesmo local, foi construída uma igreja para homenageá-los, cujas ruínas existem até hoje.

 

Oração

Senhor Jesus, ressuscitado dentre os mortos pelo poder do Espírito Santo, e que vives pelos séculos junto ao Pai: aumenta nossa fé, robustece nossa esperança e dá-nos beber da fonte de teu amor, para que não declinem nossas forças enquanto peregrinamos até a Jerusalém celeste.

 

Amém.

 

São Mário, Marta, Audifax e Ábaco, roguem por nós.

  

 

20 de janeiro  -  São Sebastião

Sabe-se que foi um dos primeiros mártires cristãos a ser enterrado no cemitério da antiga via Appia, em Roma. A lenda conta que, em 283, tornou-se oficial da guarda imperial, sob comando do imperador Diocleciano.

 

Mas o Imperador descobriu que ele era cristão e por isso, foi martirizado, sendo crivado de flechas. Dado como morto, suas feridas foram tratadas pela viúva de outro santo, Cástulo, e conseguiu sobreviver. Confrontou-se com Diocleciano devido à sua crueldade para com os cristãos. A princípio o imperador ficou sem fala, mas depois ordenou que Sebastião fosse espancado até a morte.

 

 

Oração

Ó Deus, Nosso Senhor, dá-me espírito de fortaleza, para que, sustentado pelo exemplo de São Sebastião, possa obedecer mais a Ti do que aos homens. Dá-me, também, a graça de imitar sua constância na fé.

 

Amém.

 

São Sebastião, rogai por nós.

  

 

21 de janeiro  -  Santa Inês

 

Há poucos documentos sobre sua vida, mas a lenda conta uma biografia muito forte. Viveu em fins do século III ou princípio do IV. Quando tinha apenas 12 anos, recusou-se a casar dizendo que preferia morrer a perder a virgindade, pois havia entregado sua vida a Cristo. Por isso, ofereceu-se como mártir e, conforme o costume romano, foi decapitada em 304. Essa sua coragem deu-lhe grande popularidade sendo invocada como padroeira das raparigas ou da pureza do corpo, por causa de sua castidade.

 

Foi enterrada junto à Via Nomentana, em Roma, e em 354 foi construída uma igreja sobre seu túmulo. O culto da santa, já bastante popular no século IV, explica-se pela sua pouquíssima idade (12 anos) e seu exemplo de fortaleza.

 

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, pela intercessão de Santa Inês, dai-me a graça de imitar sua constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Amém.

 

Santa Inês, rogai por nós.

  

 

22 de janeiro  -  Santo Anastácio

Santo Anastácio era de origem persa e mágico de profissão. Foi atraído pelo cristianismo e, depois de algum tempo, foi batizado em Jerusalém. Logo ingressou no mosteiro de Santo Anastácio, perto de Jerusalém.

 

Certo dia, quando visitava alguns lugares santos na Palestina, foi preso e conduzido à Pérsia, sendo condenado a trabalhos forçados e torturas cruéis, pelo fato de não abjurar a fé. Sofreu martírio no ano 628.

 

Oração

Ó Deus, pai de bondade, infundi em meu coração o vosso Espírito Santo, para que eu seja fortalecido pelo intenso amor que levou Santo Anastácio a enfrentar os tormentos do martírio.

 

Amém.

 

Santo Anastácio, rogai por nós.

  

 

23 de janeiro  -  São João Esmoler

Após a morte de sua mulher e filhos, São João Esmoler dedicou sua vida inteiramente a Deus e a serviço do próximo. Foi aclamado bispo de Alexandria em 606, numa época em que a cidade estava devastada pela fome e pela guerra entre persas e sírios. Depois, com a seca do Egito, a situação agravou-se mais ainda.

 

O nome “esmoler” vem realmente da palavra esmola, devido à sua inteira dedicação aos necessitados. Além disso, lutou arduamente contra a injustiça e a exploração. Duas vezes por semana dava audiência pública à porta da igreja, ouvindo queixas e reclamações do povo. Morreu em 616, em Amatonta, sua cidade natal.

 

Oração

Ó Deus, que nos destes em São João Esmoler, um exemplo de caridade cristã, fazei-nos fiéis a vossos ensinamentos, para que possamos reconhecer a vossa vontade em todas as circunstâncias da vida.

 

Amém.

 

São João Esmoler, rogai por nós.

  

 

24 de janeiro  -  São Francisco de Sales

Nasceu no ano 1567, na Savóia, era formado em direito civil e eclesiástico em Pádua e em teologia em Paris. Quando foi ordenado sacerdote dedicou se a reconduzir ao catolicismo, os calvinistas de Genebra, conseguindo-o com muito esforço. Atuou nas reformas do Concílio de Trento, dedicando-se arduamente à pregação.

 

Entre suas obras escritas temos: “Introdução à Vida Devota” e “Tratado do Amor de Deus”. Juntamente com Joana Francisca de Chantal, fundou a Ordem da Visitação, na qual as irmãs deveriam visitar e socorrer os pobres e doentes. Porém esse projeto foi combatido e retomado somente mais tarde por São Vicente de Paulo. São Francisco de Sales é patrono dos jornalistas e escritores católicos, e doutor da Igreja. Dom Bosco inspirou-se em seu apostolado e sua espiritualidade e deu seu nome à congregação que fundou para a educação da juventude.

 

 

Oração

Ó Deus, concedei-nos, pela intercessão de São Francisco de Sales, que manifestemos sempre a mansidão de vosso amor no serviço aos nossos irmãos.

 

Amém.

 

São Francisco de Sales, rogai por nós.

  

 

25 de janeiro  -  Conversão de São Paulo, Apóstolo

Essa conversão é uma das mais importantes da história da Igreja. Mostra-nos o poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no “Apóstolo Paulo” por excelência, que tem a iniciativa da evangelização dos pagãos.

 

A festa foi instituída na Gália, no século VIII, e entrou no calendário romano no final do século X.

 

Nasceu em Tarso, era judeu e cidadão romano. Perseguidor das primeiras comunidades cristãs, foi conivente com o assassinato de santo Estêvão. Quando perseguia cristãos, a caminho de Damasco, apareceu-lhe Jesus Ressuscitado, transformando-o. Desde então, sua vida foi viajar pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.

 

Oração

Senhor Jesus, tu nos chamas a teu serviço, não por nossos méritos, senão por tua grande misericórdia. Infunde-nos o valor necessário para seguir-vos e responder-vos sempre afirmativamente.

 

Amém.

 

São Paulo, rogai por nós.

  

 

26 de janeiro  -  Santa Paula

Quando Paula tinha 32 anos seu marido morreu, deixando-lhe cinco filhos e uma imensa dor no coração. Foi muito ajudada por outros dois futuros santos, Jerônimo, o erudito sábio bíblico, e Marcela, que também era viúva.

 

Em 385, Paula seguiu Jerônimo para a Terra Santa, tornando-se, em 386, líder das mulheres do seu grupo, que era instruído por Jerônimo. Motivou a construção de um convento para elas, um mosteiro para os homens e um albergue para os peregrinos.

 

A vida notável de Santa Paula, após a morte de seu marido, fez com que fosse escolhida como santa padroeira das viúvas. Morreu em 404, aos 56 anos, e foi enterrada sob a Igreja da Natividade, em Nazaré.

 

Oração

Ó Deus, Pai de bondade, celebrando a festa de Santa Paula, eu te peço a graça de imitá-la, servindo-te com caridade perfeita até o último dia de minha vida.

 

Amém.

 

Santa Paula, rogai por nós.

 

  

27 de janeiro  -  Santa Ângela de Mérici

Nasceu no ano de 1470, e é a portadora de uma mensagem inovadora para sua época. Percebeu que, para lutar contra o paganismo, era preciso restaurar a célula familiar. Para isso, fundou a congregação das “Ursulinas”, que tinha como finalidade formar as futuras mães segundo os dogmas cristãos. Uma característica de sua Ordem é que era adaptável aos diferentes tempos e lugares.

 

Santa Ângela tinha uma concepção bastante revolucionária para sua época, quando se dizia que uma sólida educação cristã só seria possível dentro das grades de uma clausura.

 

Em qualquer lugar do mundo, onde há as ursulinas, exalta-se a glória de Santa Ângela de Mérici, que morreu aos 75 anos, em 27 de janeiro de 1540. Permaneceu sem ser sepultada durante 30 dias e durante esse tempo seu cadáver conservou-se incorrupto. Ao ser sepultada, realizaram-se milagres. Foi incorporada ao calendário da igreja universal em 1861, sendo papa Pio IX.

 

Oração

Ó Deus, que Santa Ângela de Mérici interceda junto a Vós, para que  possamos seguir seus exemplos de caridade e prudência, proclamando-os em nossa vida.

 

Amém.

 

Santa Ângela de Mérici, rogai por nós.

  

 

28 de janeiro  -  São Tomás de Aquino

É considerado pelos historiadores como o maior pensador e teólogo de Idade Média. São Tomás de Aquino nasceu em 1225, em Roccasecca, perto de Aquino, em Nápoles. Sua formação religiosa começou muito cedo, aos cinco anos de idade, quando entrou na escola do mosteiro beneditino, em Monte Cassino. Posteriormente ingressou na universidade de Nápoles e depois na ordem dominicana, apesar da grande oposição da sua família. Vencida a barreira familiar, Tomás, em 1248, foi para Paris e Colônia, onde estudou como discípulo de Alberto Magno.Sendo fisicamente corpulento, retraído e taciturno, foi apelidado pelos companheiros de “o boi mudo”. Alberto, ao saber, comentou: “Algum dia, o boi mudo fará ouvir sua voz e seu eco ressoará pelo mundo inteiro”.

 

No ano de 1256, Tomás recebeu o título de mestre em teologia em Paris, e após três anos de ensino na universidade, foi para a Itália. É autor de diversos trabalhos teológicos, entre os quais: “Summa contra Gentes”. Porém sua obra mestra foi a Summa Theologica, iniciada em 1268 e concluída em 1272.

 

São Tomás de Aquino morreu em 1274, em Fossanuova, perto de Terracina. Essa devoção com que serviu a Deus através do estudo é o motivo pelo qual é considerado o padroeiro dos universitários. Foi canonizado no ano de 1323.

 

Oração

Ó Deus Misericordioso, dai-me compreender os ensinamentos de São Tomás de Aquino.

 

 Que por sua intercessão, possam os jovens universitários procurar a santidade e o amor à ciência sagrada. Amém.

 

São Tomás de Aquino, rogai por nós.

 

  

29 de janeiro  -  São Suplício Severo

Nasceu em Agem, França, em meados do século III. Aos 55 anos tomou uma atitude pela qual foi muito criticado: abandonou a esposa e a carreira de advogado, para uma vida de total entrega a Deus.

 

O único apoio que recebeu foi o de sua sogra, Bássula, que lhe ofereceu uma casa, na qual morou até o fim de seus dias, agrupando monges e clérigos. Escreveu obras como, por exemplo, “Crônicas”, onde resumiu toda a história judaica, desde suas origens até o quarto século depois de Cristo; e também foi o biógrafo de São Martinho, seu mestre e amigo.

 

Não se sabe, ao certo, a data da morte de São Suplício, mas foi entre 406 e 432.

 

Oração

Senhor, por São Suplício Severo, rogo-Vos pelas vocações voltadas para o sacerdócio e matrimônio. Entrego-Vos minha vida, minha vocação e Vos peço os dons do Santo Espírito, para que eu possa,

 

 por Vossa graça, conduzir meu futuro.

 

Amém.

 

São Suplício Severo, rogai por nós.

 

 

30 de janeiro  -  Santa Aldegundes

Conhecida também como Aldegunda, essa santa provinha de uma família devota. Nasceu em Hainault, no ano 635.

 

Recusando um pedido de casamento, tornou-se anacoreta em Maubeugue (na atual França), vindo mais tarde a tornar-se abadessa do mosteiro para monges e irmãs, que foi fundado na cidade. É invocada contra doenças das crianças, contra a morte súbita, feridas e ,principalmente, contra o cancro, pois ela própria sofreu de cancro da mama, suportando-o com o dom da fortaleza. Santa Aldegundes morreu no ano 684.

 

Oração

Ó Deus misericordioso, Senhor todo-poderoso, Pai de bondade, a Ti eu me entrego com humildade e amor filial. Tu caminhas a meu lado, Senhor, ampara-me e protege-me todos os dias de minha vida. Amém.

 

Santa Aldegundes, rogai por nós.

 

  

31 de Janeiro  -  São João Bosco

Nasceu em 1815 no Piemonte, Itália, e quando tinha apenas dois anos, João perdeu seu pai. Quando contava 16 anos, entrou no seminário de Turim.

 

Percebeu qual era sua vocação através de um sonho, quando tinha apenas 11 anos de idade: ajudar e educar rapazes pobres. Isso porque, até os dezesseis anos, viveu em total miséria. Em 1859, João organizou a Ordem dos Salesianos, cujo nome provinha de São Francisco de Sales, sendo aprovado em 1874 pelo papa Pio IX. Tamanho foi o sucesso de sua fundação, que quando João morreu, em 1888, havia 768 membros, com 26 casas fundadas nas Américas, e 38 na Europa. Foi canonizado em 1934 e é invocado, até hoje, como o santo padroeiro dos rapazes e também dos aprendizes.

 

Oração

 

Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de São João Bosco, velai sobre nossos jovens. Dai-lhes fé e força necessária para não se deixarem seduzir pelo mundo da droga, da violência e do pecado.

 

 Que encontrem em Vós a única Luz capaz de orientar suas vidas e

 

 que se sintam responsáveis pela paz, pela justiça e pela fraternidade no mundo. Amém.

 

São João Bosco, rogai por nós.

...   

 

 

 

Vamos... Aproveite, Faça *AGORA* sua consulta esotérica !!!

          (11)  2081-0384  /  2081-0385  /  2081-0386
x
          Atend. 01Skype Me™! Atend. 02Skype Me™!Atend.  03Skype Me™!

 

 

 

 

Mundo Mystiko® Com. e Serv. Ltda.

Todos os Direitos Reservados - Copyright © desde 2003